Cabine – É o nome dado ao compartimento onde ficam as pessoas e/ou a carga a ser transportada. No seu interior é informada a lotação máxima (número máximo de passageiros) ou o peso total (carga máxima permitida);
Contrapeso – Componente fundamental do sistema, o qual permite que a carga na cabine seja transportada e balanceada utilizando menos energia na operação; além de permitir o equilíbrio das cargas distribuídas por todo o equipamento, o contrapeso tem a função de reduzir a força necessária para se elevar a cabine, bem como proporcionar uma certa desaceleração da velocidade do elevador durante a descida. O contrapeso, para ser dimensionado corretamente, deve ter um peso correspondente entre 40% a 50% do peso da cabine e da capacidade máxima de carga do elevador. Se, por exemplo, um elevador cheio (com a cabine totalmente lotada) pesar 1.000 kg, o contrapeso deverá pesar 500 kg;
Caixa de Corrida ou Passadiço – Parte da edificação na qual a cabina e o contrapeso se movimentam em seu interior (subindo ou descendo entre andares), deslizando entre um conjunto de guias que é delimitado nos extremos superior e inferior pelo o espaço entre a casa de máquinas e o piso do fundo do poço;
Patamar ou Pavimento de Acesso – são os diversos locais de parada da cabina para entrada ou saída de carga ou passageiros da cabine. É onde ficam situadas as portas de pavimento do elevador, sinalização de pavimento e botoeiras de pavimento.
Fundo do Poço – Parte inferior da caixa de corrida (fosso do elevador) onde ficam instalados dispositivos de segurança como os para-choques e o tensor do regulador. Existem três tipos de para-choques: hidráulico, de molas e de borracha dependendo da velocidade e capacidade de carga do elevador.